Fórum da Vila
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Bem-vindo ao Fórum!
Regras básicas  para utilizadores I_icon_minitimeTer Jan 20, 2009 6:42 am por mobidic

» Regras básicas para utilizadores
Regras básicas  para utilizadores I_icon_minitimeQua Mar 12, 2008 5:21 pm por mobidic

Social bookmarking
Conservar e compartilhar o endereço de Forum da Vila em seu site de social bookmarking
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Patrocinadores

Regras básicas para utilizadores

Ir para baixo

Regras básicas  para utilizadores Empty Regras básicas para utilizadores

Mensagem  mobidic Qua Mar 12, 2008 5:21 pm

Regras básicas para utilizadores do Fórum da Vila



1. Liberdade de Expressão


1.1 Os Membros são livres de expressar as suas opiniões como quiserem e entenderem sobre o tema que entenderem. No obstante, não é permitido no fórum (em qualquer forma - seja ela texto, imagem ou outro qualquer tipo de meio):

* Pornografia (imagens explicitas, órgãos sexuais, links, etc. (são permitidas imagens de erotismo);
* Xenofobia / racismo / violência (e/ou promoção da mesma);
* Esquemas em pirâmide para obtenção de qualquer tipo de regalias;

Deve ser ainda tomada em consideração a Legislação Portuguesa e comunitária.



2. Participação no Fórum da Vila


2.1 Dá-se liberdade aos Membros para fazerem o número de posts que entenderem por dia, contudo haverá um controlo por parte dos Moderadores para evitar a multiplicação de mensagens sem qualquer interesse (SPAM). Se um Membro abusar do SPAM, será notificado pelos Moderadores, de modo a corrigir o seu comportamento.
O Membro é também incentivado a escrever correctamente, de uma forma legível para todos os outros utilizadores.
Se o Membro reincidir em comportamentos que vão contra as regras do fórum, então será suspenso ou banido do fórum.

2.1 Ninguém é obrigado a registar-se no fórum nem a participar nas discussões. Quem se regista e participa nas discussões fá-lo de livre vontade e sujeita-se às regras aqui descritas, onde a regra principal é o respeito mútuo, o civismo e a boa educação. A participação neste fórum não é um direito adquirido, é uma oportunidade de discutir e de aprender com os outros que devemos encarar com ânimo leve. Quem não se identificar com o espírito deste fórum e com as regras aqui descritas deve abster-se de participar.

2.2 A língua oficial do fórum é o Português. Não devem ser usadas abreviaturas em excesso na colocação de mensagens. Qualquer mensagem deve ser colocada de forma a poder ser entendida por todos os utilizadores.

2.3 A participação no fórum implica o conhecimento e aceitação das regras aqui descritas. A equipa de moderadores partirá sempre do princípio que cada utilizador registado tomou conhecimento e aceitou as regras aqui descritas antes de começar a sua participação no fórum e não o contrário.



3. Criação de tópicos (threads)


3.1 As threads deverão ser criadas dentro do Fórum correspondente. Na eventualidade de nenhum dos fóruns corresponder ao tema do seu post, devem-no colocar no fórum "Outros Assuntos". Os Moderadores poderão alterar a colocação do post para um fórum que seja mais indicado.



4. Criação de posts (replys)


4.1 A participação em determinado tópico deve manter-se sempre relacionada com o assunto original do tópico. Caso se pretenda discutir outro assunto, o membro deverá criar um novo tópico na área correspondente. mensagens fora do assunto do tópico serão editadas e apagadas após aviso no tópico, por parte do staff.



5. Citações e utilização de informação externa


5.1 Sempre que for utilizada informação que não seja da autoria do Utilizador que a coloca no Fórum, deverá ser mencionada a fonte, autor ou proveniência da mesma.



6. Respeito pelos outros


6.1 Não são permitidos posts que contenham calão, agressões verbais, ofensas pessoais aos Membros sob nenhuma circunstância, mesmo para responder a comportamentos menos condignos por parte de outro "Membro". Se tal acontecer, deverá ser enviado um Report ou uma Mensagem Privada para qualquer um dos membros do staff (Moderadores ou Administradores). Comportamentos deste género poderão levar à expulsão do Fórum. Se um Membro se sentir ofendido deve imediatamente reportar a situação a um membro do staff.

6.2 Os utilizadores não podem fazer ‘flooding’, ou seja, colocar mensagens que interfiram ou perturbem o curso normal da discussão como a interpelação repetida com questões fora do âmbito da conversa. As mensagens deste tipo podem ser apagadas pelos moderadores.

6.3 Os utilizadores não podem fazer ‘flaming’, ou seja, intervir numa discussão com o intuito de provocar ou re-acender um conflito. As mensagens deste tipo podem ser apagadas pelos moderadores. O satff do Fórum da Vila pode (mas não é obrigada) a informar o seu autor do sucedido.

6.4 Os utilizadores não podem fazer 'spamming', ou seja, colocar a mesma mensagem em diferentes fóruns quando esta não tenha uma relação intrínseca com o tema do fórum. As mensagens deste tipo podem ser apagadas pelos moderadores. O Fórum da Vila pode (mas não é obrigado) a informar o seu autor do sucedido.



7. Uso do search


7.1 Não devem ser colocados tópicos com perguntas ou assuntos já iguais a tópicos já existentes (antes de se criar um novo tópico deve-se primeiro procurar se o tema já foi tratado). A duplicação de assuntos será apagada, e as mensagens serão movidas para o tópico inicial. Nos casos de reincidência, o membro poderá ser sancionado.



8. Promoção de outros sites


8.1 É permitida a colocação de links para sites externos desde que não se tenha a intenção de promoção ou ganhos pessoais de qualquer natureza.
É também permitido falar sobre qualquer loja/site comercial, desde que não com a finalidade de obter promoção/publicidade gratuita.
Esta regra aplica-se não apenas a threads ou posts, mas também a assinaturas e avatares.
Os bloques pessoais dos membros poderão ser anunciados, mas não auto-promovidos. Todas as mensagens que apenas incluam link para outro site serão imediatamente apagadas.

8.2 Os utilizadores não podem colocar mensagens com carácter promocional, publicitário ou comercial, onde se inclui: oferta de compra e venda de qualquer produto ou serviço; banners comerciais de qualquer tipo, incluindo os que são gerados por serviços de troca de banners; banners com links para sites cuja visita resulte numa contrapartida em dinheiro ou de qualquer outro tipo; referências a marcas, empresas ou produtos comerciais, a não ser que essa informação tenha apenas carácter informativo e não apareça referida de forma abusiva e repetida.




9. Moderação


9.1 Os Moderadores deste Fórum reservam o direito de apagar ou alterar qualquer tipo de post/thread que prejudique a estabilidade do mesmo e que vá contra as regras do Fórum. Não será enviada PM ao User com a justificação, no entanto a mesma poderá ser pedida ao Moderador pelo User via PM apenas.
Deve ter-se em conta também a hierarquia de moderação para cada fórum.

9.2 Este fórum é 100% moderado. Os moderadores e administradores têm um sub-fórum privado (Sala de Reuniões) acessível apenas à equipa de moderadores onde se definem as estratégias de gestão do fórum, onde se tentam encontrar as melhores soluções para os problemas que surgem e, em caso de dúvidas, onde se discute a melhor forma de agir em determinada situação.

9.3 A actuação dos moderadores e administradores baseia-se nas regras aqui descritas e não é objecto de discussão pública neste fórum.

9.4 Os utilizadores que necessitem de esclarecimentos sobre a actuação de um moderador/administrador devem fazê-lo por mensagem privada dirigida ao próprio. Quando o fizerem de forma pública com a colocação de uma mensagem no fórum, os moderadores reservam-se o direito de editar ou remover essa mensagens para a Sala de Reuniões. O staff do fórum da vila pode (mas não é obrigada) a informar o seu autor do sucedido.

9.5 Qualquer mensagem colocada com a intenção de desautorizar a actuação de um moderador será removida para a Sala de Reuniões (acessível apenas a moderadores e administradores) para conhecimento e avaliação por parte da equipa que gere o fórum.

9.6 A função dos moderadores é acompanhar o andamento das discussões nos tópicos, evitar conflitos, desentendimentos e atitudes que representem desrespeito pelas regras do fórum. Os moderadores têm permissões para editar, apagar, bloquear, mover ou remover mensagens ou tópicos inteiros como medidas de moderação.

9.7 É função dos moderadores acompanhar a criação dos tópicos, evitando que sejam criados tópicos que falem de assuntos já existentes ou que possam estar num tópico mais apropriado. Devem mover o tópico para o local apropriado sempre que for caso disso. Os moderadores podem (mas são obrigados) a informar o seu autor do sucedido.

9.8 Os utilizadores que se disponibilizam para ser moderadores deste fórum devem mostrar a mesma postura equilibrada noutros fóruns (deste ou de outro tipo) de forma a manter a sua credibilidade e, consequentemente, a sua capacidade de moderação neste fórum.

9.9 Quando algum dos utilizadores deste fórum se sentir lesado com a postura de um moderador, pode e deve comunicar as suas razões aos administradores (através de mensagem privada). A sua reclamação será analisada na Sala de Reuniões e tomadas as medidas necessárias à resolução do problema.

9.10 Os moderadores não têm a obrigação de participar directa e activamente em todas as discussões. A sua função é, em primeira e última análise, manter a ordem no fórum. Devem exprimir as suas opiniões e não precisam de concordar com tudo o que se diz, mas devem saber discordar educadamente e ser os primeiros a dar o exemplo.

9.11 É função dos administradores acompanhar a actuação dos moderadores e o desempenho correcto das suas funções.

9.12 É prioridade dos administradores ter sempre em conta o bem-estar dos utilizadores e o bom ambiente do fórum.

9.13 É função dos administradores decidir sobre a substituição dos moderadores do fórum sempre que necessário.

9.14 Os administradores são também moderadores, sobretudo na ausência ou falta de actuação destes.



10. Resolução de problemas


10.1 A todos os membros é pedido para que qualquer assunto que considerem menos bem resolvido por alguém do staff, o favor de efectuarem a respectiva exposição a um Moderador Global e/ou Administrador. Qualquer thread aberta com um pedido de esclarecimento ou reclamação será apagada e será considerada contrária às regras.




11. Assinaturas, avatares e usernames


11.1 Os Users devem respeitar as regras das assinaturas e avatares de modo a tornar o fórum o mais "legível" possível para todos. É de lembrar que o mais importante é o conteúdo das mensagens/tópicos e não a assinatura/avatar.

11.2 Assinaturas
Pode ser usado:

* Até 5 linhas de texto (tamanho standard);
* Uma imagem com o a resolução máxima de 700×100 pixel e o tamanho máximo de 30KB (30720 Bytes);
* Misto de texto e/ou imagem, não ultrapassando as regras definidas nos dois pontos atrás (5 linhas de texto standard ou 700×100 pixel, não ultrapassando na totalidade os 30KB);
* O limite de 30KB é sobre o total da assinatura, seja esta composta por uma ou várias imagens.

11.3 Assinaturas que sejam claramente abusivas a estes limites serão apagadas sem aviso prévio e o utilizador pode ser impedido de utilizar as mesmas. As regras das assinaturas são indicativas, não serão apagadas assinaturas que não respeitem exactamente estes limites, desde que estejam dentro dos limites do razoável e do bom senso.

OBS: Assinaturas que façam publicidade explícita a sites comerciais que não tenham a ver com a natureza do Fórum, ou que sejam nitidamente uma tentativa de angariar clientes, serão apagadas sem aviso prévio, e o User poderá ser banido (em caso de reincidência).

11.4 Avatar
Dimensão máxima: A largura não pode exceder 150 pixels, a altura não pode ser superior a 200 pixels
Tamanho máximo: 64 kB

11.6 As regras dos avatares são definidas na própria configuração do Fórum, não sendo possível passar estes limites.
Não é permitido aos avatares conterem publicidade directa a outros sites, seja qual for a natureza dos mesmos.

11.7 Username (nicks)
Não serão tolerados nicks que:

* Contenham calão;
* Sejam tentativas de publicidade a nomes de sites na Internet e/ou nomes de empresas já presentes na assinatura e/ou na homepage do perfil;
* Sejam endereços de sites;
* Sejam endereços de correio electrónico;
* Sejam uma tentativa de se fazer passar por outro User já registado;



12. Hierarquia dos Users do Fórum.


* Administrador: User responsável pela gestão Global do Fórum.
* Moderador Global: User com capacidade para Moderar em qualquer Fórum.
* Moderador: User com capacidade de Moderar um ou mais fóruns específicos.
* Membro: User com capacidade de participação em todos os fóruns.
* Visitante do fórum, sem possibilidade de participar em nenhum fórum, sem capacidade de visualizar alguns fóruns.



13. Bom senso


Este Fórum rege-se pelo bom senso dos seus utilizadores. Qualquer User que tente contornar as regras deliberadamente, em benefício próprio ou para prejudicar o Fórum será imediatamente advertido, e poderá levar à expulsão.




14. Limite de responsabilidade


14.1 Sendo este Fórum de Natureza Pública, o Fórum da Vila e seus Administradores e Moderadores não poderão ser responsabilizados pelos seus conteúdos ou pela forma como os Membros aplicam a informação aqui descrita.
Acresce ainda que este fórum é não oficial, ou seja, não sofre qualquer tipo de condicionamento por parte de qualquer Instituição.

14.2 O Fórum da Vila não é suportado financeiramente por qualquer entidade pública ou privada, não tem fins lucrativos nem comerciais. Os custos associados ao alojamento e manutenção são da inteira responsabilidade da equipa que gere o fórum.


Em jeito de conclusão, o Fórum da Vila pode não agradar a toda a gente, mas esse também não é o seu fim. Queremos privilegiar a qualidade à quantidade. Queremos que o Fórum seja um ponto de referência pela positiva. Para tal se concretizar necessitaremos de nos aplicar e da vossa ajuda para fazer valer esta filosofia.



Fórum da Vila
A administração
mobidic
mobidic
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 16
Idade : 57
Data de inscrição : 12/03/2008

https://forumdavila.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos